'Um bom descanso é metade do trabalho'
(Provérbio ioguslavo)
Em tempo de férias, vale a pena refletir na sua real necessidade. No meio da aceleração que, por vezes, a vida exige nos dias que correm, costuma parar o suficiente para obter o descanso necessário? Quando tem alguns dias seguidos para descansar ou está de férias costuma realmente ‘desligar’ e parar para recarregar energias?
Muitos são os afazeres e tarefas diárias que exigem a nossa atenção e a lista, se não lhe pusermos limite, é interminável... Às vezes esquecemo-nos que para ter energia para realizar todas essas coisas, precisamos descansar e recarregar. Em consulta, costumo explicar esta necessidade usando a 'metáfora do telemóvel', tal como o telemóvel precisa carregar a bateria para funcionar também nós precisamos de parar, descansar, fazer atividades de lazer que nos permitam estar no 'momento presente' para ganhar a produtividade que tanto desejamos.
Muitas são as pessoas, que sentem que é necessário estar a fazer algo 'produtivo' e para as quais é extremamente difícil simplesmente sentarem-se no sofá a descansar ou a ver algo na televisão ou se o fizerem estão, ao mesmo tempo, a pensar no que têm para fazer no dia seguinte, por exemplo . Muito provavelmente, se olharmos à volta haverá sempre alguma tarefa a executar, mas o que será afinal mais importante? Não poderão algumas tarefas ser um pouco adiadas em prol do nosso bem-estar e saúde? Não se trata de deixar de lado as nossas responsabilidades, mas sim geri-las da melhor forma e aprender a reconhecer o que é prioritário.
Esta necessidade em ser ‘produtivo’ pode dar a sensação ilusória de que só dessa forma alcanço o ‘sucesso’ e me sinto realizado. Desse modo, não damos conta do quão esgotamos a nossa energia e não a repomos de forma alguma, como que entramos no chamado modo ‘hamster’, sempre às voltas a correr e sem parar.
Pois é, a dificuldade é o esquecimento de que esta questão funciona em ciclo. Para ser produtivo e realizar o que preciso, necessito descansar a mente e o corpo o suficiente para recarregar a energia necessária para a execução dessas responsabilidades.
É importante, 'ouvirmos' os sinais do nosso corpo, pois se excedemos o nosso limite e não recarregamos a energia, chegamos a um ponto de esgotamento tal, em que o corpo nos obriga mesmo a parar.
Portanto, descansar também é ser produtivo!
Comentários