top of page
Buscar
  • ritameirelespsicol

Tempo de crescer...que é seu

Atualizado: 14 de dez. de 2019

"Crescer significa mudar e mudar envolve riscos, uma passagem do conhecido para o desconhecido."


George Shinn



Quando alguém chega pela primeira vez à consulta e que nunca esteve num processo de apoio psicológico, gosto de explicar o que envolve.


A partir desse momento inicia-se um processo de crescimento e, por isso, de mudança. Tal como todas as mudanças, estas envolvem custos, benefícios, 'dores de crescimento', medos e, sendo um processo, demoram tempo. Esse tempo é impreciso, pois é o tempo de cada um. O terapeuta não pode acelerar esse ritmo, nem mesmo a própria pessoa o deve fazer, pois isso seria um autoboicote, fazendo efeito reverso.


Muitas vezes, nas sessões, ouço a frase: 'acho que já não devia pensar nisto ou sentir o que sinto'. Costumo reforçar que se ainda sentimos, se ainda estamos nesse patamar, temos de aceitar o nosso ritmo de crescimento, pois maioria das vezes somos demasiado duros connosco e aceleramos algo que não é possível. Porque para crescer, mas crescer num terreno mesmo fértil que dá frutos, são necessários paciência, carinho connosco e 'subir um degrau de cada vez'. Só dessa forma as mudanças ficam solidificadas. Só assim somos 'os nossos melhores amigos'. Para crescer é preciso que exista uma coisa muito importante, que é a autocompaixão. Ou seja, um profundo cuidado e compreensão connosco.


Gosto de explicar este processo com uma imagem de um bebé a aprender a andar. Um processo de crescimento, ou seja de aprendizagem, é exigente. Tal como aprender a andar, tropeçamos uma vezes, caímos outras, voltamos a levantar, a tentar. Com paciência, com amor, às vezes com lágrimas e com esforço, a cada tentativa a aprendizagem vai ficando mais fácil e quando damos conta estamos a 'andar' de forma confiante e sozinhos.

Fazer psicoterapia é exatamente isto. Aprender a 'andar' primeiro com ajuda, num espaço que é seguro, para depois conseguir 'andar' de forma autónoma e 'voar'. Como o processo de casulo da borboleta é preciso tempo. O seu tempo.


Como gosto de salientar, inumeras vezes em consulta, não andamos todos no mesmo comboio, nem na mesma carruagem.


Respeite-se. Respeite o seu tempo de evoluir, de avançar, de querer, de mudar. Por muitas opiniões alheias e pressões que existam à volta, que às vezes somos nós próprios que as fazemos por olhar para lado e achar que 'alguém está mais à frente, então eu também devia estar'.


Não desista de florescer, por mais difícil que seja o caminho. Estamos aqui, deste lado, neste espaço seguro, que é o seu, para o ajudar neste caminho de crescimento. Ao seu ritmo, nesse tempo de crescer, que é o seu.


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page